terça-feira, 27 de abril de 2010

Campo 24 de Agosto




Portugal começou a sua jornada liberal a 24 de Agosto de 1820, no Porto. A conjuntura anteriormente apresentada possibilitou a união da burguesia liberal, das forças armadas e de todo o povo português humilhado e atormentado. Nada mais se podia esperar do que uma revolta militar que acabasse com a actual situação do reino. O Porto foi mais uma vez palco de uma revolta, que mais tarde se alastraria por todo o país.

Esta importante primeira revolta liberal teve lugar no Campo de Santo Ovídio, actual Praça da República, onde os militares formaram uma parada e ouviram a missa. Uma salva de artilharia fez anunciar a revolução e os coronéis dirigentes Sepúlveda e Cabreira leram proclamações aclamadas pelos soldados. A união de interesses permitiu o sucesso do acontecimento, que encontrou adesão imediata em todo o país.

No Porto, actualmente, a revolta pode ser relembrada através da designação de Campo 24 de Agosto ao antigo Campo Grande. O local apenas passou a designar-se Campo 24 de Agosto em 1860, para comemorar a revolução. Até então teve outros nomes como Campo do Poço das Patas e até mesmo, em épocas medievais, Campo de Mijavelhas.




Sem comentários:

Enviar um comentário