terça-feira, 27 de abril de 2010

Serra do Pilar




O Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, foi um dos pontos estratégicos mais importantes durante o Cerco do Porto, sendo convertido a quartel de artilharia. O local, elevado a fortaleza, já havia sido de extrema importância durante as invasões das tropas napoleónicas, em 1809.

O Mosteiro foi fundado em 1537, pelo Bispo do Porto, para albergar os cónegos do Mosteiro de Grijó, na altura, muito degradado. O Monumento Nacional foi classificado como Património Mundial, pela Unesco, em 1996. O Mosteiro é um exemplar único em Portugal, devido à sua planta circular, modelo proveniente da arquitectura civil.

“Que monumento existe no moderno Portugal mais rico de recordações gloriosas, do que este mosteiro tornado em castello da liberdade, e cingido em vez de muralhas, de peitos illustres affeitos á victoria!”

A Serra foi um local de interesse estratégico das duas tropas rivais durante o Cerco do Porto. “Alli, pouco antes morada da paz, (…), ergueu-se um theatro de combates fraticidas!”[1]

O mosteiro, então quartel-general, foi local de refúgio das tropas miguelistas lideradas por Santa Marta, de imediato expulsas pelo exército liberal. Dos ataques à Serra salienta-se o do dia 14 de Outubro de 1832, o ataque do exército miguelista que pretendia derrubar as tropas liberais e tomar posse do Mosteiro. “A conservação da Serra no Pilar na posse de D. Pedro, (…) era sentida no campo adversário como a mais flagrante prova do pouco brilhantismo das acções até aí desenvolvidas pelos absolutistas” (Martelo, 2001:51)

A operação de ataque à Serra teve início no dia 13, com um intenso fogo que se prolongou até ao dia seguinte. Apesar do superior número de homens, as tropas miguelistas saíram derrotadas deste ataque, sendo a última tentativa de conquista do ponto mais estratégico da margem esquerda do Douro. O combate causou acentuadas baixas de ambas as tropas, contando-se 600 mortos e feridos do lado miguelista. Após a vitória D. Pedro apercebeu-se que “o sucesso da defesa da Serra do Pilar constituía uma contribuição decisiva para a conservação da cidade do Porto” (Martelo, 2001:54)


[1] In História Abreviada dos Acontecimentos do Cerco na Cidade do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário